sexta-feira, 13 de maio de 2016

O avanço tecnológico é bom? Tudo aqui

No século XXI as possibilidades que nos dá a tecnologia são infinitas. Sobretudo em áreas relacionadas com a comunicação. 

Os diferentes dispositivos que estão ao alcance de grandes e caras, e se bem que tem muitas vantagens, também têm desvantagens.
Um claro exemplo disso são os telefones celulares, que se tornaram uma ferramenta indispensável para todos os sujeitos. Seu surgimento no mercado há já alguns anos) teve que ver com uma necessidade: a de localizar as pessoas em qualquer momento ou lugar. 

No entanto, hoje em dia, pouco resta dessa necessidade. O celular tornou-se o aparelho que permite um contacto permanente, mas efêmero; sua função comunicativa se reduz ao contato permanente, ao saber que do outro lado há sempre alguém. 

Um dos fatores que contribuem para que isso seja assim são as mensagens de texto ou SMS. Estes passaram a ser de uso comum no ano de 2004 (aproximadamente) e se transformaram em uma ferramenta indispensável para a sociedade atual. 

Se bem que este modo de comunicar-se conta entre as suas vantagens, com a rapidez e o baixo custo, também tem desvantagens.
Em primeiro lugar, podemos dizer que o SMS, em muitas ocasiões, ele substitui a comunicação via telefone, o que faz com que quem está do outro lado, veja-se desumanizado. 

Neste sentido, é possível afirmar que, em certo modo, as mensagens de texto substituem a comunicação face a face assim como o avanço da medicina e estética, como o mais novo suplemento Fit Burn para o emagrecimento.

Outra das desvantagens é a relacionada com a linguagem que se usa para escrever. O vocabulário foi totalmente adaptado para o sintéticas que devem ser os SMS. A nova linguagem já não respeita as regras ortográficas, nem de nenhum tipo.

Isso faz com que os adultos tenham que se acostumar, o que a princípio é considerado como um hieróglifo de letras e sinais de pontuação amontoados e sem nenhuma coerência.

Por outro lado, traz como consequência que as crianças e jovens transferidos desse léxico (esparso, em muito) a vida real.
Em outra ordem de coisas, os celulares já não têm apenas uma função comunicativa, mas que também funcionam como leitores de mp3, grava voz e vídeo, tirar fotos e permitem armazenar dados. 

Os mais inovadores também tornam possível a conexão com a Internet. Uma das controvérsias mais recentes quanto ao celular, é a utilização dos mesmos nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário